
Seis corpos de vítimas do voo 447 da Air France serão enviados na tarde desta quarta-feira ao IML (Instituto Médico Legal) de Recife.
A FAB (Força Aérea Brasileira) e a Marinha localizaram e resgataram nesta terça-feira o corpo de mais uma das vítimas do acidente com o avião da Air France, que caiu no Atlântico no último dia 31. Com isso, chega a 50 o total de corpos resgatados, informaram os militares. O Airbus A330, que fazia o voo 447 do Rio a Paris, transportava 228 pessoas.
Após análise realizada hoje os militares constataram que a operação terá continuidade. As condições meteorológicas, apesar de instáveis, são boas e não devem comprometer o trabalho das buscas, informou a FAB.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na segunda-feira (15) que as buscas pelos corpos das vitimas e destroços do voo 447 não têm data definida para terminar.
Aeronáutica e Marinha chegaram a estipular 19 de junho como prazo final das operações, mas Jobim afirmou ao seu colega francês, Hervé Morin, que as buscas prosseguirão "até o momento em que tecnicamente se entender que elas são inúteis", segundo afirmou em entrevista na Embaixada do Brasil em Paris.
Segundo os investigadores franceses que analisam as causas do acidente com o avião que fazia o voo 447 da Air France, as caixas pretas ainda não foram encontradas, embora cerca de 400 peças já tenham sido resgatadas.
Sem as caixas pretas vai ser muito difícil saber exatamente o que houve.
Por exemplo, um A330 mais novo que o da AF em 23.07.07 teve uma das turbinas paradas em vôo.
A tripulação fez o que pôde. Não conseguiu ligar de novo a mesma.
E aqui onde quero chegar: o defeito foi eletrônico e bem no circuito que comandava o back-up. Apesar de ter pelo menos 2 circuitos para operar, quem falhou foi o circuito que diz qual dos dois vai operar.
Antes que falem mal do Airbus, o comando eletrônico foi fabricado por empresa americana que também fabrica para a Boeing.
Ou em 11.06.09 num A330-200 idêntico, quando o aquecedor da cabine pegou fogo durante vôo e quase queima o painel do lado direito.
Netes casos a consequencia não foi grave, houve tempo de comunicar os problemas.
Mas estamos na mão destes circuitos, além de estarmos na mão pelas condições climáticas e de habilidade dos pilotos... esta extremamente desestimuladas pelo estado quase automático da aeronave...
No comments:
Post a Comment